Espetáculos e Performances
Experiências cênicas que ampliam a escuta, estimulam o pensamento e promovem o contato sensível com a arte
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Muito mais que Teatro
O Teatro da Vida atua como agente de circulação e difusão de espetáculos e performances criados por grupos independentes comprometidos com a pesquisa artística e a reflexão crítica sobre o mundo contemporâneo.
Entre os coletivos parceiros estão o Laboratório Teatro Químico, a Cia da Entropia e o Coletivo Entre Oito, cujas produções já circularam por importantes festivais, mostras e programas de fomento à cultura, como ProAC, LIC, Lei Paulo Gustavo e PNAB.
As obras que compõem nosso repertório envolvem temáticas que dialogam com o corpo, a subjetividade, as relações humanas e questões sociais urgentes. A proposta é oferecer ao público experiências cênicas que ampliem a escuta, estimulem o pensamento e promovam o contato sensível com a arte.
Esta curadoria integra a missão do Teatro da Vida de valorizar o fazer artístico como ferramenta de transformação individual e coletiva.
Sinopse: 'O corpo da mulher como campo de batalha'
O CORPO DA MULHER COMO CAMPO DE BATALHA apresenta uma narrativa tocante sobre duas mulheres traumatizadas pela trágica realidade da Guerra da Bósnia, conflito que aconteceu na Europa entre 1992 e 1995. Dorra é abusada por um grupo de soldados e está em recuperação em uma casa de repouso, onde é cuidada por Kate, uma psicóloga americana. Esse contato promove a colisão entre duas visões de mundo, que se chocam e se transformam na tentativa dessas duas mulheres em seguirem suas histórias e superarem os traumas da Guerra. O CORPO DA MULHER COMO CAMPO DE BATALHA discute temas delicados como a violência e o estupro como arma de guerra.
Sobre o Autor:
MATÉI VISNIEC
Romeno naturalizado francês, dramaturgo, poeta e jornalista, Matéi vive e trabalha na França. Nascido em 1956, muitas de suas peças são inspiradas no teatro do Absurdo, em que o autor usa a poesia e o humor sarcástico para investigar as contradições sociais e a exploração dos povos e grupos subjugados. Para Matéi, a palavra é uma forma de resistência ao autoritarismo e a Poesia uma forma de Poder. Suas peças foram traduzidas e montadas em mais de vinte países.
CIA DA ENTROPIA
A Cia da Entropia tem atuado em São José dos Campos desde 2018 e pesquisa, a partir dos seus espetáculos, temas que falem sobre a condição da mulher na sociedade e as situações-limite a que estão submetidas, como o feminicídio, o estupro e o abandono.
Outros trabalhos da Cia são “MÃE, SOU QUEER!!!” (2024) com direção de Diogo Cabuli, RETALHAÇÕES - UM TALHO
NO TEMPO (2023) com direção de Fernando Rodrigues, GRITO DE PARTIDA (2021) com direção de Imara Reis e
MEMÓRIAS PERDIDAS – A NOITE QUE SE APROXIMA (2019) com direção de Caren Ruaro.
Sinopse: '10 minutos para você: uma performance afetiva'
O tempo: finito, valioso.
Vivemos tempos apressados. Não é comum nos sentirmos engolidos pela rotina de trabalho e obrigações. Na busca de sermos cada vez mais eficientes, nos esquecemos de nós mesmos.
É preciso olhar pra si.
É preciso pausa.
Você tem 10 minutos para você?
Através dessa pergunta-convite, seis performers oferecem ao público um valioso e afetivo presente: tempo.
6 intervenções relacionais que acontecem de forma simultânea
Em um arquipélago de pequenas ilhas de afetividade, o público é recevido um a um e pode escolher licrevemente seu caminho de participação entre as performances.
Crítica, por Julia Guimarães
(33o Festival Nacional de Teatro) Após a vivência desse conjunto das experiências, ecoava em mim a famosa frase de Goethe: "Todos os dias deveríamos ler um bom poema, ouvir uma linda canção, contemplar um belo quadro e dizer algumas bonitas palavras". Aqui, contudo, esse processo de sensibilização estética não se dá por uma via individual, e sim relacional, permeada pelas tantas trocas intersubjetivas vivenciadas no arquipélago afetivo construído pelo grupo. Trocas essas que nos proporcionam não apenas 60 minutos de respiro e beleza, mas também o visulumbre heterotópico do mundo e das formas de vida que nos interessam fomentar.